(62) 3240-0101
DICAS DE LIVROS

Compra Coletiva

06/09/2011 11:54:09

Há pouco mais de um ano ninguém poderia imaginar que serviços seriam comercializados no Brasil com descontos de 50% a 90% criando o segmento de maior sucesso no comércio eletrônico nacional. O mercado de compras coletivas, o que mais cresce em e-commerce em todo o mundo, ganha seu primeiro livro: “Compra Coletiva – Um guia para o Comprador, o Comerciante e o Empreendedor”, de Dailton Felipini.

 

A obra tem o objetivo de abordar de forma sistemática a febre das compras em grupo e oferecer informações consistentes sobre o funcionamento desse sistema. Em 168 páginas a obra contém informações a respeito dos pioneiros nesse setor, além de entrevistas com os fundadores dos maiores sites no segmento no Brasil: Oferta Única, Groupon, Peixe Urbano e Clickon, que juntos dominam quase 80% do mercado.  “Compra Coletiva – Um guia para o Comprador, o Comerciante e o Empreendedor” analisa o crescimento rápido e surpreendente desse mercado, que deve gerar R$ 1 bilhão em 2011

 

Consultor especialista em e-commerce, professor universitário, autor de cinco livros sobre e-commerce e editor do site www.e-commerce.org.br, o autor traça um amplo panorama sobre esse fenômeno da internet, que possibilita a aquisição de produtos e serviços como restaurantes, viagens, academias, beleza, por preços bem menores do que os normalmente encontrados no mercado.

 

Afinal, em pouco tempo, já se contabiliza cerca de 1.800 sites de compras coletivas instalados no país. O livro busca orientar os públicos principais envolvidos: os compradores de cupons, os comerciantes e os empreendedores. Escrito em linguagem simples e direta, como o próprio nome diz, o livro é um guia introdutório e prático para quem deseja explorar com sucesso o mundo da compra coletiva e analisa o futuro do setor. “Poucos dominarão esse mercado e haverá espaço para pequenos e médios sites de compras coletivas apenas  em nichos específicos”, sentencia Felipini.

 

Consumidor – Analisando a onda dos sites de compra coletiva pelo aspecto do consumidor o autor avalia os cuidados que o comprador deve ter na hora de adquirir uma oferta. Felipini orienta o leitor a tomar os cuidados necessários para não sair prejudicado numa transação. Uma das principais orientações do autor é que o consumidor não se deixe impressionar imediatamente apenas pelo desconto oferecido e analise outros aspectos da oferta como o valor real de mercado do que está sendo oferecido. Felipini também traça  o perfil do usuário de compra coletiva, analisa o que leva o usuário adquirir uma oferta e informa passo a passo sobre o funcionamento do sistema, que vai do cadastramento ao gerenciamento da conta, além de como e onde encontrar as melhores ofertas.

 

Estabelecimentos – Para os estabelecimentos que pretendem aderir ao segmento de compras coletivas, o autor ensina como escolher os melhores sites em atuação e como obter bons resultados. Informa o comerciante sobre o segmento de serviços mais interessante de acordo com seu público alvo, ensina como utilizar a ferramenta e traz uma dica que vale ouro. O livro traz as áreas de atuação mais favoráveis, vantagens da compra coletiva, como aumentar o número de clientes, além dos riscos que o comerciante pode enfrentar no setor. E traz um presente para os comerciantes: uma “calculadora de resultados” que calcula o lucro que o estabelecimento terá ao anunciar seus serviços em compra coletiva, baseado nos dados fornecidos pelo comerciante.  A calculadora é uma planilha no formato Excel que estará disponível aos leitores através do site www.e-commerce.org.br    

 

Empreendedorismo – Em franca expansão no Brasil, o mercado de compra coletiva tornou-se sinônimo de inovação e empreendedorismo na Internet. Mas enquanto muita gente ainda se anima a lançar um novo site, outros começam a analisar se ainda é o melhor momento e em que condição se deve montar o empreendimento. Por isso, “Compra Coletiva – Um guia para o Comprador, o Comerciante e o Empreendedor” dedica uma parte importante do livro a avaliar os fatores críticos de sucesso para o empreendedor: a estrutura necessária para o empreendimento, a tecnologia específica, funcionalidades e atributos do site, abordagem do público-alvo, estratégias de web-marketing e, principalmente, a escolha do nicho de mercado mais promissor.

 

O autor mostra o potencial do mercado, as chances dos novos empreendedores frentes às maiores empresas já estabelecidas e pondera o que os iniciantes devem fazer para conquistar terreno. Para os que já estão nesse recente mercado o livro traz orientações sobre como apresentar, explorar e divulgar as ofertas com eficiência.

 

O livro ainda contempla um capítulo especial a respeito do mercado, com as variantes desse novo modelo de negócio, como os clubes de compras, agregadores de ofertas, os mercadores de cupons, a compra coletiva no mercado B2B, estratégias de posicionamento de mercado, a importância da ética comercial para a credibilidade no setor, a certificação dos sites de compras coletivas, entre inúmeros outros tópicos de interesse.

 

Compra Coletiva – Um guia para o Comprador, o Comerciante e o Empreendedor
Autor: Dailton Felipini
Editora Brasport – RJ
Número de páginas: 168
Lançamento:  Agosto de 2011


Voltar

Home

Twitter
Facebook
Newsletter

Faça o cadastro para receber novidades do escritório e do mundo!

Nome:
E-mail:
Localização

Todos os Direitos Reservados

Fonseca Mauro Monteiro e Advogados Associados S/S © 2013

Programado por:

Layout desenvolvido por: